8 de novembro de 2011

Orgulho Espiritual - Parte 1



“Assim diz o Senhor: o céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés ... mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” Isaías 66.1,2



Por Jonathan Edwards
Humilhação espiritual é a essência da auto-negação cristã. Consiste em duas partes:

1ª. Um homem deve negar suas inclinações mundanas e renunciar a todos os prazeres pecaminosos.

2ª. Em segundo lugar, devem negar à sua natural concentração em si mesmo e auto-afirmação.  


Essa segunda parte é a mais fácil de realizar. Muitos fizeram a primeira sem atingir a segunda; rejeitaram os prazeres físicos, somente para sentir o prazer diabólico do orgulho. É claro, hipócritas orgulhosos fingem ser humildes, porém geralmente interpretam mal esse papel.

Sua humildade geralmente consiste em dizer aos outros como são humildes. Dizem coisas como: “Sou o menor de todos os santos”, “Sou uma pobre e vil criatura”, “Meu coração é pior que o diabo”, etc.


Dizem essas coisas e ainda assim esperam que os outros os vejam como santos notáveis. Se outra pessoa dissesse sobre o hipócrita as mesmas coisas que ele diz sobre si mesmo, como ficaria ofendido!


“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.”
Mateus 5.3


*Fonte da imagem: www.google.com.br
 

7 comentários:

  1. Humilhar-se na presença de Deus é a maneira mais apropriada para se achegar a Ele. A humilhação nos leva a uma outra dimensão, nos leva a um lugar onde só quem tem uma verdadeira intimidade com o Senhor pode desfrutar. Não há nada melhor do está aos pés do Senhor em humilhação. Um beijo querida. Já estava com saudades.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra, concordo com você. A verdadeira humilhação nos faz tocar o coração do Senhor! Um grande abraçoooooo e eu também estava sentindo falta de você : )

    ResponderExcluir
  3. Ontem falava na escola de discípulos para lideres sobre o que Paulo falou sobre ser avalizado e ele disse: Que nada valia a avaliação dos outros, nem a dele mesma a unica que valia era a de Deus, pois somente ele nos conhece o mais profundo, nada externo tem poder, tudo tem que começar no interior e é isso que vale par o senhor.

    Amiga te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  4. Oi Iris, essa palavra é forte amiga! Obrigada por partilhar. Um abraçoooo e um belo dia!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mary
    Linda mensagem. A verdadeira humilhação vem de um coração contrito. Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucinalva, obrigada pela visita! Que o Senhor
    te abençoe!! Um grande abraçoooo e uma bela tarde.

    ResponderExcluir
  7. Humilhar-se diante de Deus é ter sempre o coração quebrantado verdadeiramente! Dependente! É entregar-se completamente no mais profundo da alma!

    Gosto de vir aqui, um lugar abençoador! Retribuindo a visita e Abençoando esse casal de Deus.

    Paz!

    ResponderExcluir

"Como são felizes as pessoas que frequentemente estão em tua casa, louvando o teu nome para sempre! Felizes são também as pessoas que fazem do Senhor a sua força e resolvem, em seu coração, seguir pelos retos caminhos de Deus!" - Salmo 84.4,5